Regimento Escolar

DO CORPO DISCENTE

ARTIGO 40 - O Corpo Discente será constituído por todos os alunos matriculados no Colégio.

ARTIGO 41 - São direitos dos alunos:I – ter assegurado o respeito pelos seus direitos;II – ser tratado com respeito e consideração;III - ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações e nem preferências;III – ser orientado em suas dificuldades, com toda compreensão e zelo;IV – ter assegurado as condições de aprendizagem, com assistência por parte do Colégio;V – expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares, em qualquer disciplina e solicitar ao professor a orientação necessária;VI – recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho.

ARTIGO 42 - São deveres dos alunos:I – Comparecer às aulas de acordo com a legislação em vigor e exigências do Regimento Escolar;II – desempenhar as atividades escolares, quais se exigirem a sua participação;III - respeitar e acatar a autoridade do Diretor e dos professores;IV – tratar com respeito os colegas e funcionários da escola;V – zelar pela conservação do prédio escolar, materiais didáticos, móveis e utensílios da Unidade Escolar;VII – ser pontual nos horários de entrada e na entrega de tarefas.VIII - comparecer diariamente às aulas, com uniforme alinhado.

ARTIGO 43 – pela inobservância a seus deveres, os alunos estarão sujeitos às seguintes sanções:I - Advertência verbal ou por escrito;II - suspensão de até 3 (três) dias letivos; § 1º: O aluno terá garantido o direito a defesa e ao contraditório;§ 2º: As penalidades serão aplicadas pela Direção da escola, a seu critério, de acordo com a intensidade, da reincidência e dos fatos agravantes ou atenuantes da falta cometida, nos termos da lei;§ 3ª: Em todos os casos citados os pais ou responsáveis pelos alunos, quando menores, serão comunicados para se chegar ao consenso;§ 4º: Não será admitida a alegação de desconhecimento das normas deste Regimento Escolar como justificativa de ações, com vista no cancelamento ou diminuição de sanções que vierem a ser aplicadas. § 5º: Ouvidos os Coordenadores e Conselho de Classe e Série, o Diretor poderá não aceitar a renovação da matrícula no ano seguinte.§ 6º: A suspensão não justificará a ausência em dias de provas, devendo o aluno comparecer no dia somente para a realização da mesma.§ 7º: A suspensão do aluno em dia letivo não o isenta de entregar pessoalmente ou através de outros, trabalhos cujas datas sejam determinadas para a época em que a estiver cumprindo.§ 8º: O aluno suspenso terá direito a esclarecimentos de dúvidas à respeito do conteúdo ministrado nos dias em que esteve suspenso;

ARTIGO 44 - Consideram-se, entre outras, sujeitas a sanções, as seguintes faltas:I – a agressividade e/ou desrespeito, por palavras, gestos ou intenção a descortesia no trato com colegas, funcionários e professores;II – o uso de drogas, fumo, bebida alcoólica no interior ou nas imediações do Colégio;III - o porte de material de qualquer natureza que ponha em risco a tranquilidade, a segurança e a respeitabilidade dos colegas ou do Colégio;IV - o incentivo ou a participação em atitudes de rebeldia, de desagrado a pessoas, de falta coletiva às aulas, de saída ou ausência na sala de aula, sem prévia autorização;V - a utilização de meios fraudulentos para qualquer fim;VI – o não cumprimento aos deveres citados no Artigo 42 deste regimento Escolar.

 

DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ARTIGO 45 - São deveres dos pais ou responsáveis:I – Comparecer às reuniões de pais e mestres. Na impossibilidade, solicitar ao professor que agende um horário adequado, sem prejuízo à aula.II – comparecer às convocações agendadas pela Direção, Coordenação Pedagógica ou pelo Corpo Docente;III – acompanhar o processo de aprendizagem do filho;IV - zelar pela frequência do aluno na escola, justificando as faltas de seus filhos;V – comunicar à Direção os problemas de saúde de seu filho e as providências emergenciais, em caso de necessidade;VI – manter a Secretaria Escolar atualizada quanto a mudanças de endereço ou telefone;VII – responder e arcar com danos ou prejuízos causados por seus filhos durante a permanência na escola, garantido o direito de defesa e ao contraditório;VIII– zelar pela dignidade de seu filho, pondo-o a salvo de qualquer tratamento desumano, vexatório e constrangedor.

ARTIGO 46 - São Direitos dos pais:I – Acompanhar o processo educativo dos filhos;II – tomar conhecimento do Regimento Escolar, da Proposta Pedagógica e do Calendário Escolar;III - conversar com a Direção ou Coordenação Pedagógica, quando tiver alguma dúvida em relação à aprendizagem do filho ou sempre que necessitar.IV - participar das reuniões de pais e mestres. DA AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTALARTIGO 59 - A avaliação do desenvolvimento objetiva o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa da escolaridade. ARTIGO 60 - A avaliação do desenvolvimento deverá incidir sobre o desempenho do aluno, nas diferentes situações de aprendizagem, considerando os objetivos visados, englobando todas as atividades curriculares desenvolvidas dentro e fora da Escola e sob a coordenação do Colégio.Parágrafo Único: Serão consideradas atividades curriculares, todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, em grupo ou individualmente.

ARTIGO 61 - O aluno será avaliado de forma contínua e cumulativa, de forma que prevaleçam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e considerados os resultados obtidos ao longo do período sobre os finais.Parágrafo primeiro: Terão como base para a avaliação dos aspectos qualitativos a realização de tarefas de classe ou de casa, trabalhos e projetos realizados em grupo ou individualmente e ainda, pontualidade, assiduidade, organização, interesse e participação.

ARTIGO 62 - Os professores deverão utilizar no mínimo de três instrumentos para a avaliação do aproveitamento dos alunos, sob a supervisão da Coordenação Pedagógica. ARTIGO 63 - As sínteses dos aspectos quantitativos e qualitativos, serão expressas em uma só nota, de 0 à 10, considerando-se uma escala de 0,5 em 0,5 ponto. ARTIGO 64 - Os resultados da avaliação serão registrados em documento próprio e tais registros serão apresentados aos pais ou responsáveis. ARTIGO 65 - Durante o ano letivo, serão atribuídas 4 (quatro) notas bimestrais, resultantes das avaliações das unidades de trabalho de cada componente curricular.

Parágrafo Único: Aos alunos que não apresentarem rendimento escolar satisfatório, serão proporcionados estudos de recuperação contínua durante todo o período letivo, de recuperação paralela e de recuperação final.

ARTIGO 66 - Ao término do ano letivo, extrair-se-a média final do aluno (5º conceito), que será resultante da média aritmética entre as notas obtidas nos quatro bimestres.

ARTIGO 67 – No 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação se dará como na § 3º: No 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação será contínua e terá como objetivo verificar se o desempenho da criança está compatível à sua fase de desenvolvimento e ao atendimento de suas necessidades. § 4º: Para a promoção, os alunos do 1º ano deverão obter frequência mínima de 75% e desempenho satisfatório, de acordo com os registros psicopedagógicos feitos pelo professor junto à coordenação pedagógica, quais são apresentados bimestralmente aos pais. Plano Escolar

III - Avaliação: A avaliação será realizada mensalmente, devendo incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências da aprendizagem, considerando os objetivos visados: - O acompanhamento do desenvolvimento do educando será realizado através de um processo de avaliação contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Serão consideradas todas as experiências curriculares vivenciadas pelo aluno, dentro e fora do colégio, assim como a bagagem de conhecimentos trazidas do ambiente familiar, diagnosticando a situação de aprendizagem de cada um em relação à programação curricular desenvolvida em cada nível e etapa da aprendizagem. - Durante os bimestres serão utilizados vários instrumentos de avaliação, como realização de trabalhos, prova escrita, avaliação oral, observação do professor, considerando no aluno a participação, a assiduidade, o interesse, a capacidade de compreensão e cumprimento de tarefas, a realização de trabalhos e pesquisas, individuais ou coletivos. - O aluno que não obtiver resultados positivos ao término de cada bimestre, terá atividades de revisão e será submetido a avaliação de recuperação. Será considerada a nota maior entre a nota da avaliação e a da avaliação de recuperação, exceto no 4º bimestre, onde o aluno que não alcançar a média mínima 6,0 no bimestre será encaminhado diretamente à Recuperação Final

1- 2- 1- Normas para avaliação: A avaliação será realizada mensalmente. A síntese dos resultados serão expressas em notas de 0 à 10.Os resultados da avaliação serão registrados e tais registros apresentados aos pais ou responsáveis; serão considerados instrumentos para avaliação, todos os requisitos escolares, como: caderno, livros didáticos, pontualidade na entrega de tarefas, assiduidade, interesse, comprometimento, comportamento, participação nas atividades individuais e coletivas, outros.Durante o ano letivo, serão atribuídas 4 (quatro) notas bimestrais. As notas bimestrais serão obtidas através dos resultados aritméticos das avaliações contínua, mensais e bimestraisO aluno deverá atingir a média mínima de 6,0 (seis) em cada bimestre. Educação Infantil, através da observação do professor e registrada bimestralmente sob a forma de relatório psicopedagógico.

 

DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

ARTIGO 72 – Os alunos que não obtiverem resultados satisfatórios durante os bimestres, participarão do sistema de Recuperação Contínua, do sistema de Recuperação Paralela e do sistema de Recuperação Final.

I – A recuperação contínua se dará: a)Mensalmente, nas avaliações mensais e bimestrais, sob a forma de atividades e estudos de recuperação de conteúdos aos alunos que não atingirem a média mínima 6,00 (seis) em cada disciplina. Em seguida, nova avaliação será aplicada. Será considerada a nota maior entre a avaliação a avaliação de recuperação.

II - A recuperação paralela se dará: a) Ensino Fundamental I - No período de abril à novembro haverá classes de reforço escolar para alunos do 2º ao 5º ano que apresentarem dificuldades de aprendizagem. b) No Ensino Fundamental II – Haverá plantão de dúvidas na semana que anteceder o período de provas mensais, bimestrais e de recuperação. III – A recuperação final se dará:Ao final do período de avaliações do 4º bimestre, os alunos que não atingirem 24 pontos somando-se as notas do 4 (quatro) bimestres, os que não atingirem a média mínima 6,00 no 4º bimestre e os que realizaram trabalho de compensação de faltas por exceder os 25% participarão dos estudos de recuperação final.

 

DO SISTEMA DE PROMOÇÃO

ARTIGO 73 - No Ensino Fundamental, a verificação do rendimento escolar será feita quanto ao aproveitamento, considerando-se todos os conteúdos ministrados na série, devendo o aluno atingir média mínima 6,0 (seis) em cada bimestre, somando ao término dos quatro períodos, no mínimo 24,0 (vinte e quatro) pontos e 75% (setenta e cinco por cento) de presença em cada disciplina para obter a Promoção.

§ 1º: O aluno que não obtiver a média mínima para a aprovação ao término do ano letivo, mesmo após participar dos estudos e atividades de recuperação contínua, recuperação paralela e recuperação final será encaminhado ao Conselho de Classe e Série, o qual decidirá sobre sua aprovação, reprovação ou reclassificação.

§ 2ª: A escola fará o controle sistemático de frequência dos alunos às atividades escolares e bimestralmente destinará trabalhos específicos para compensação de ausências que ultrapassarem o limite de 20% do total de aulas dadas em cada disciplinas. Ao término do ano letivo, extrair-se-a a média final do aluno (5º conceito) que será resultante da média aritmética entre as notas obtidas nos quatro períodos da avaliação, devendo somar o mínimo de 24,0 pontos.O aluno que não atingir o mínimo será encaminhado à Recuperação Final. O aluno que não atingir a média ao término da Recuperação Final, o conselho de classe e série decidirá sobre sua aprovação ou reprovação. O aluno que faltar em dia de avaliação, poderá realizá-la posteriormente nos seguintes casos: a) Com atestado médico: O atestado deverá ser apresentado ao Colégio até 2 (dois) dias letivos após o vencimento do período da licença médica . A 2a avaliação será marcada pelo professor após autorização da secretaria escolar, depois de atestada a falta, ou após o retorno do aluno com licença médica. Um prazo maior poderá ser concedido, caso haja necessidade de estudo de conteúdos perdidos (somente em caso de licença superior a 10 (dez) dias letivos). b) Com solicitação do responsável: Qual deverá ser devidamente protocolada na secretaria do Colégio em até 2 (dois) dias após a prova perdida, juntamente ao pagamento do valor estabelecido para este serviço. Calendário EscolarEncontra-se fixado no mural da recepção da escola É composto por 200 dias letivos, com 860h de aula para o Ensino Fundamental I e 890 h de aula para o Ensino Fundamental

II. Procedimentos e Prazos- afixação os resultados e divulgação dos resultados finais: 17/12.- período de pedido de reconsideração ao Diretor do Colégio, com recursos protocolados na secretaria escolar: 05 à 07 de janeiro de 2011.- comunicado do Diretor sobre a decisão do pedido: 14/12 ARTIGO 46 - São Direitos dos pais:I – Acompanhar o processo educativo dos filhos;II – tomar conhecimento do Regimento Escolar, da Proposta Pedagógica e do Calendário Escolar;III - conversar com a Direção ou Coordenação Pedagógica, quando tiver alguma dúvida em relação à aprendizagem do filho ou sempre que necessitar.IV - participar das reuniões de pais e mestres.

 

DA AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTIGO 59 - A avaliação do desenvolvimento objetiva o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa da escolaridade.

ARTIGO 60 - A avaliação do desenvolvimento deverá incidir sobre o desempenho do aluno, nas diferentes situações de aprendizagem, considerando os objetivos visados, englobando todas as atividades curriculares desenvolvidas dentro e fora da Escola e sob a coordenação do Colégio.Parágrafo Único: Serão consideradas atividades curriculares, todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, em grupo ou individualmente.

ARTIGO 61 - O aluno será avaliado de forma contínua e cumulativa, de forma que prevaleçam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e considerados os resultados obtidos ao longo do período sobre os finais.Parágrafo primeiro: Terão como base para a avaliação dos aspectos qualitativos a realização de tarefas de classe ou de casa, trabalhos e projetos realizados em grupo ou individualmente e ainda, pontualidade, assiduidade, organização, interesse e participação.

ARTIGO 62 - Os professores deverão utilizar no mínimo de três instrumentos para a avaliação do aproveitamento dos alunos, sob a supervisão da Coordenação Pedagógica.

ARTIGO 63 - As sínteses dos aspectos quantitativos e qualitativos, serão expressas em uma só nota, de 0 à 10, considerando-se uma escala de 0,5 em 0,5 ponto.

ARTIGO 64 - Os resultados da avaliação serão registrados em documento próprio e tais registros serão apresentados aos pais ou responsáveis.

ARTIGO 65 - Durante o ano letivo, serão atribuídas 4 (quatro) notas bimestrais, resultantes das avaliações das unidades de trabalho de cada componente curricular.

Parágrafo Único: Aos alunos que não apresentarem rendimento escolar satisfatório, serão proporcionados estudos de recuperação contínua durante todo o período letivo, de recuperação paralela e de recuperação final.

ARTIGO 66 - Ao término do ano letivo, extrair-se-a média final do aluno (5º conceito), que será resultante da média aritmética entre as notas obtidas nos quatro bimestres.

ARTIGO 67 – No 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação se dará como na § 3º: No 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação será contínua e terá como objetivo verificar se o desempenho da criança está compatível à sua fase de desenvolvimento e ao atendimento de suas necessidades. § 4º: Para a promoção, os alunos do 1º ano deverão obter frequência mínima de 75% e desempenho satisfatório, de acordo com os registros psicopedagógicos feitos pelo professor junto à coordenação pedagógica, quais são apresentados bimestralmente aos pais. Plano Escolar

III - Avaliação: A avaliação será realizada mensalmente, devendo incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências da aprendizagem, considerando os objetivos visados: - O acompanhamento do desenvolvimento do educando será realizado através de um processo de avaliação contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Serão consideradas todas as experiências curriculares vivenciadas pelo aluno, dentro e fora do colégio, assim como a bagagem de conhecimentos trazidas do ambiente familiar, diagnosticando a situação de aprendizagem de cada um em relação à programação curricular desenvolvida em cada nível e etapa da aprendizagem. - Durante os bimestres serão utilizados vários instrumentos de avaliação, como realização de trabalhos, prova escrita, avaliação oral, observação do professor, considerando no aluno a participação, a assiduidade, o interesse, a capacidade de compreensão e cumprimento de tarefas, a realização de trabalhos e pesquisas, individuais ou coletivos. - O aluno que não obtiver resultados positivos ao término de cada bimestre, terá atividades de revisão e será submetido a avaliação de recuperação. Será considerada a nota maior entre a nota da avaliação e a da avaliação de recuperação, exceto no 4º bimestre, onde o aluno que não alcançar a média mínima 6,0 no bimestre será encaminhado diretamente à Recuperação Final3- 4- 1- Normas para avaliação: A avaliação será realizada mensalmente. A síntese dos resultados serão expressas em notas de 0 à 10.Os resultados da avaliação serão registrados e tais registros apresentados aos pais ou responsáveis; serão considerados instrumentos para avaliação, todos os requisitos escolares, como: caderno, livros didáticos, pontualidade na entrega de tarefas, assiduidade, interesse, comprometimento, comportamento, participação nas atividades individuais e coletivas, outros.Durante o ano letivo, serão atribuídas 4 (quatro) notas bimestrais. As notas bimestrais serão obtidas através dos resultados aritméticos das avaliações contínua, mensais e bimestraisO aluno deverá atingir a média mínima de 6,0 (seis) em cada bimestre. Educação Infantil, através da observação do professor e registrada bimestralmente sob a forma de relatório psicopedagógico.

 

DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

ARTIGO 72 – Os alunos que não obtiverem resultados satisfatórios durante os bimestres, participarão do sistema de Recuperação Contínua, do sistema de Recuperação Paralela e do sistema de Recuperação Final. I – A recuperação contínua se dará: a)Mensalmente, nas avaliações mensais e bimestrais, sob a forma de atividades e estudos de recuperação de conteúdos aos alunos que não atingirem a média mínima 6,00 (seis) em cada disciplina. Em seguida, nova avaliação será aplicada. Será considerada a nota maior entre a avaliação a avaliação de recuperação. II - A recuperação paralela se dará: a) Ensino Fundamental I - No período de abril à novembro haverá classes de reforço escolar para alunos do 2º ao 5º ano que apresentarem dificuldades de aprendizagem. b) No Ensino Fundamental II – Haverá plantão de dúvidas na semana que anteceder o período de provas mensais, bimestrais e de recuperação. III – A recuperação final se dará:Ao final do período de avaliações do 4º bimestre, os alunos que não atingirem 24 pontos somando-se as notas do 4 (quatro) bimestres, os que não atingirem a média mínima 6,00 no 4º bimestre e os que realizaram trabalho de compensação de faltas por exceder os 25% participarão dos estudos de recuperação final.

 

DO SISTEMA DE PROMOÇÃO

ARTIGO 73 - No Ensino Fundamental, a verificação do rendimento escolar será feita quanto ao aproveitamento, considerando-se todos os conteúdos ministrados na série, devendo o aluno atingir média mínima 6,0 (seis) em cada bimestre, somando ao término dos quatro períodos, no mínimo 24,0 (vinte e quatro) pontos e 75% (setenta e cinco por cento) de presença em cada disciplina para obter a Promoção.

§ 1º: O aluno que não obtiver a média mínima para a aprovação ao término do ano letivo, mesmo após participar dos estudos e atividades de recuperação contínua, recuperação paralela e recuperação final será encaminhado ao Conselho de Classe e Série, o qual decidirá sobre sua aprovação, reprovação ou reclassificação.

§ 2ª: A escola fará o controle sistemático de frequência dos alunos às atividades escolares e bimestralmente destinará trabalhos específicos para compensação de ausências que ultrapassarem o limite de 20% do total de aulas dadas em cada disciplinas. Ao término do ano letivo, extrair-se-a a média final do aluno (5º conceito) que será resultante da média aritmética entre as notas obtidas nos quatro períodos da avaliação, devendo somar o mínimo de 24,0 pontos.O aluno que não atingir o mínimo será encaminhado à Recuperação Final. O aluno que não atingir a média ao término da Recuperação Final, o conselho de classe e série decidirá sobre sua aprovação ou reprovação. O aluno que faltar em dia de avaliação, poderá realizá-la posteriormente nos seguintes casos: a) Com atestado médico: O atestado deverá ser apresentado ao Colégio até 2 (dois) dias letivos após o vencimento do período da licença médica . A 2a avaliação será marcada pelo professor após autorização da secretaria escolar, depois de atestada a falta, ou após o retorno do aluno com licença médica. Um prazo maior poderá ser concedido, caso haja necessidade de estudo de conteúdos perdidos (somente em caso de licença superior a 10 (dez) dias letivos). b) Com solicitação do responsável: Qual deverá ser devidamente protocolada na secretaria do Colégio em até 2 (dois) dias após a prova perdida, juntamente ao pagamento do valor estabelecido para este serviço. Calendário EscolarEncontra-se fixado no mural da recepção da escola É composto por 200 dias letivos, com 860h de aula para o Ensino Fundamental I e 890 h de aula para o Ensino Fundamental II. Procedimentos e Prazos- afixação os resultados e divulgação dos resultados finais: 17/12.- período de pedido de reconsideração ao Diretor do Colégio, com recursos protocolados na secretaria escolar: 05 à 07 de janeiro de 2011.- comunicado do Diretor sobre a decisão do pedido: 14/12

  • "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire
  • "Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis". Paulo Freire